terça-feira, 24 de junho de 2014

Benefícios da castração


O fato de diminuírem as brigas e cruzamentos, incorre na prevenção da AIDS felina … sim, os gatos podem ser portadores do FIV, levando a uma síndrome semelhante à humana. O vírus é transmitido pelo cruzamento e por mordidas, e ainda não há vacina disponível. (Observação: a AIDS felina é específica dos gatos e não é possível de ser transmitida ao homem de forma alguma, nem por mordidas, arranhões, lambidas ou contato com o sangue, urina, saliva e fezes dos gatos. O vírus causador da doença (FIV) é outro, não se constituindo em uma zoonose.)

Por experiência própria e relatos dos proprietários, posso afirmar que os animais só mudam seus comportamentos para melhor depois da cirurgia.
O animal castrado não perde a sua personalidade, pelo contrário, sem estar mais sujeito às ações dos hormônios sexuais, torna-se mais calmo e sociável, podendo se dedicar mais às brincadeiras com os donos e outros animais.
O animal não tem mais sua circulação restringida durante o cio, ficando assim acessível o tempo todo, mais saudável, mais feliz e mais companheiro, por muito mais tempo.

Não há comprovação científica de que o animal tenha que cruzar para ser normal, para desenvolver sua personalidade ou para prevenir doenças, que já vimos que é papel da castração.
Um animal que cruza agora não ficará satisfeito até o final de sua vida, tendo sua vontade renovada no próximo cio (ou motivada pelo cio das fêmeas da espécie – e machos sentem cheiro de fêmea no cio há quilômetros de distância!).
Não há condições de cruzar a fêmea todo o cio ou o macho todo mês.
Eles podem ficar mais calmos com o cruzamento, mas apenas temporariamente.
Não há trabalhos comprovando que uma ou mais gestações venham a prevenir o câncer na fêmea… a castração sim.
Além disso, como podemos garantir que vamos conseguir arrumar bons lares para todos os filhotes gerados?
Infelizmente, muitas pessoas não têm a responsabilidade de assumir um animal até o final de sua vida… 15 e até 20 anos!
*Além de visar a saúde e o bem-estar do animal “particular”, a castração é a solução para os animais “públicos”, ou seja, aqueles que são abandonados pelos donos e ficam pelas ruas à mercê de suas próprias sortes… ou será “azares”? Gatos e cães são abandonados todos os dias… porque ficaram doentes, porque estão velhos, porque o dono não sabe lidar com eles ou simplesmente não os querem mais. Correm perigos, sentem fome, frio e medo, podem causar acidentes de trânsito. Em praças e parques públicos são abandonados ninhadas de filhotes recém-nascidos indesejados por seus donos. Os governos ainda promovem o sacrifício de cães e gatos como solução para o problema da superpopulação dessas espécies. Não promovem campanhas de castração e de educação para a guarda responsável; não fiscalizam o comércio ilegal – ações preconizadas pela OMS. Não existe habitat natural e nem lares suficientes para tantos cães e gatos.
Por todos os motivos citados e por todos os cães e gatos, com donos ou sem donos, a castração é, acima de tudo, um ato de amor!
*Parte do texto adaptado do original.
-
Dra. Gisela Mechlin Wajsfeld é Médica Veterinária – CRMV-SP 7250.
Fonte - http://www.vira-lata.org/doc9.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário